Exercícios físicos

Exercício Físico
e Bem-Estar


O exercício físico tem efeito benéfico e imediato sobre o organismo porque estimula o sistema imunitário, acelerando a eliminação de vírus, bactérias, fungos e de tantos perigos extremamente prejudiciais à saúde.

Se você é uma daquelas privilegiadas pessoas que não deixa de se exercitar, pelo menos duas a três vezes por semana, ótimo! Porém, que tipo de exercícios você anda fazendo atualmente? Como é que o seu corpo se tem sentido em relação às atividades físicas que vem praticando? Você considera que tem uma boa postura ou anda obrigando os músculos e os órgãos a posições forçadas? Seu corpo tem lhe enviado mensagens positivas ou, ao contrário, anda queixando-se de dor, falta de energia, peso acima do esperado, músculos tensos, dizendo-lhe “já não estou resistindo mais?”...

Saiba então, que o tipo específico sanguíneo reflete sua química interna. Isso quer dizer que, em termos de exercícios físicos, não é qualquer um que serve para qualquer pessoa. Você vai entender agora, o porquê dessa distinção.
 

Tipo O

Indivíduos deste tipo normalmente, não manifestam sua natureza física com atividades que lhe seriam necessárias, em razão do seu elevado nível de estresse, motivo porque, acabam literalmente “esmagados” por ele, sempre que chegam ao limite da ansiedade. Quando tal acontece ocorrem várias reações psicológicas motivadas pela diminuição do ritmo metabólico, tais como estados depressivos, fadiga e insônia. Em determinados casos extremos, os níveis de ansiedade podem levar à síndrome do pânico, além de esgotamento nervoso e muitos outros distúrbios neurológicos de grande impacto.

Se você que tem sangue “O” não mudar, seu organismo poderá tornar-se um canal para o ingresso de numerosas doenças inflamatórias, como a artrite e a asma, bem como um indesejável ganho de peso, podendo chegar facilmente à obesidade.

Os exercícios mais adequados são: esteira rolante ou caminhada rápida, step, musculação e corrida (nunca inferior a 20 ou 30 minutos) ou, natação e aeróbica (60 minutos). Respeite o tempo aqui determinado para que se consiga alcançar um efeito positivo sobre o metabolismo e, ainda fazê-los, pelo menos, três vezes por semana.

Você terá acesso a mais informações adquirindo o livro: Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo – Emília O. G. Pinheiro
 

Tipo A

Indivíduos deste tipo tendem a reagir de imediato ao estresse, ou seja, a sua adrenalina dispara em direção ao cérebro provocando-lhes quase que instantaneamente, extrema ansiedade, muita irritação e hiperatividade exagerada. O problema é que, quando não controlado, esse estresse atinge o seu sistema imunitário, tornando-os frágeis e muito pouco resistentes.

Recomenda-se, portanto, que adotem o hábito desde cedo, de procurar técnicas de meditação e relaxamento, e usar em seu cotidiano aquelas que lhes causem mais satisfação pessoal. A yoga, por exemplo, é particularmente recomendada.

Todos os tipos de confrontos tendem a desequilibrar o seu sistema nervoso, sendo melhor evitá-los ao máximo. Até mesmo esportes e exercícios físicos muito competitivos derrubam a sua energia e aumentam a tensão nervosa, deixando o seu sistema imunitário ainda mais vulnerável a muitos tipos de doenças.

Sua prática de exercícios ideais será caminhadas rápidas (até 40 minutos), duas a três vezes por semana; natação (30 minutos), três vezes por semana; aeróbica de baixo impacto, dança, por exemplo, (30 a 50 minutos), duas a três vezes por semana, e, sempre começando com alongamento (15 minutos). Para diminuir seus elevados níveis de tensão e recuperar a energia, é realmente necessário se exercitar, pelo menos três vezes na semana. Escolha uma ou duas destas sugestões de exercícios; aqueles que você sente que se adaptam mais com seu ritmo e estilo de vida.

Você terá acesso a mais informações adquirindo o livro: Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo – Emília O. G. Pinheiro
 

Tipo B

Ao contrário dos tipos sanguíneos anteriores, estes indivíduos reagem muito bem ao estresse, sabendo intuitivamente, controlar a sua atividade nervosa de forma geral, o que os torna equilibrados e harmoniosos, mesmo em situações críticas.

Exercícios físicos, portanto, não podem ser, nem muito cansativos nem demasiado lentos, ou seja, necessitam total moderação física, envolvendo preferencialmente outras pessoas, como grupos de vôlei de praia, peteca, passeios de bicicleta, natação com exercícios de médio impacto, caminhadas em grupo, e muitos outros exercícios, desde que não sejam NUNCA de alto impacto. Devem escolher dois ou três dias de atividades mais intensas e os restantes dias de atividades de menor porte, mais relaxantes. O tempo de duração de atividades como, step, esteira rolante, corrida ou musculação, não deverá sei inferior a 20 ou 30 minutos, para que o seu metabolismo possa se beneficiar efetivamente e, de até 60 minutos, para aeróbica e natação.

Você terá acesso a mais informações adquirindo o livro: Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo – Emília O. G. Pinheiro
 

Tipo AB

Em situações limites de estresse este tipo sanguíneo tende à introversão, desencadeando emoções fortes como, raiva e hostilidade, o que sobrecarrega a saúde física, mental e emocional. Por este motivo, a sua busca por atividade física deve estar baseada no perfeito equilíbrio entre os exercícios mais vigorosos e, na mesma proporção, outros mais leves que o acalmem.

Relaxamento e meditação devem fazer parte da sua rotina, tais como Yoga, Tai-Chi-Chuam e outras técnicas meditativas como, por exemplo, Meditação Transcendental (MT). Deve optar ainda por exercícios do tipo isotônico, como caminhadas, hidroginástica, nado livre e passeios de bicicleta, que irão fazer suar, o que também é muito importante para a sua saúde. Especial atenção ao tempo de duração de suas atividades físicas para obter o efeito que o seu metabolismo necessita, por isso, NUNCA faça exercícios por menos de 20 minutos, podendo chegar aos 30 minutos, no caso de aeróbica de médio a alto impacto.

Você terá acesso a mais informações adquirindo o livro: Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo – Emília O. G. Pinheiro